Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Objectivo Geral

  • A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
  1. na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  2. na gestão e coordenação de formação;
  3. no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Objectivos Específicos

No final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:

  • Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
  • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação ¿instrumento de gestão de uma organização;
  • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
  • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
  • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
  • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Conteúdos

1.1 – Formador: Contextos de Intervenção.
1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo.

2.1 – Preparação e Concretização das Simulações.
2.2 - Análise e Projeto de Melhoria.

3.1 – Exploração de Recursos Didáticos.
3.2 - Construção de Apresentações Multimédia.

4.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades.
4.2 - Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

5.1 – Comunicação e Comportamento Relacional.
5.2 - Diversidade no Contexto da Formação.

6.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas.
6.2 - Pedagógica e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.

7.1 – Competências e Objetivos Operacionais.
7.2 - Desenho do Processo de Formação Aprendizagem.

8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa.
8.2 - Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.

9.1 – Preparação e Concretização das Simulações.
9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica.

Destinatários

  • O curso dirige-se a potenciais formadores com escolaridade igual ou superior ao 9ºano, preferencialmente com qualificação de nível superior, activos empregados ou desempregados, preferencialmente com experiência profissional que pretendam vir a exercer a sua actividade de formadores, de forma a garantir uma formação mais vivenciada e contextualizada.

  • De realçar a necessidade de conhecimentos de informática na óptica do utilizador, para o caso da formação em regime de formação à distância.

Detalhes do Curso

Campanha Early Bird:

Inscrições até 22 de outubro: 197€ Early Bird


Inscrições a partir de 23 de outubro: 270€



Isenção de IVA ao abrigo do artigo 9º do CIVA

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